ISPs precisam ir além do básico e incorporar serviços de valor agregado

Aumentar o tíquete médio do usuário e reter os clientes estão entre as prioridades dos provedores de internet (ISPs, na sigla em inglês). Para isto, eles apostam na ampliação do portfólio de modo a incorporar serviços que vão além do trivial. Pode parecer uma receita parece simples, mas não é. O leque de novos produtos precisa fazer sentido dentro da estrutura da empresa e ser capaz de gerar novas receitas, de fidelizar os clientes e de fortalecer a firma frente à concorrência.

Se os provedores de internet não podem mais ficar focados apenas na oferta do acesso, é imperativo que eles expandam seus negócios. E a orientação não é apenas para as empresas de maior porte. Principalmente os ISP menores e localizados fora dos grandes centros urbanos precisam constantemente avaliar o serviço que vem prestando e o real motivo pelo qual os clientes permanecem. Basicamente, uma pergunta que eles devem se fazer é se os clientes estão com eles porque eles têm qualidade ou porque são a única opção.

A questão é pertinente em um cenário no qual os provedores maiores aumentam a sua área de cobertura, rumando ao interior; e empresas são lançadas, aumentando a competição. Com o acirramento da concorrência, oferecer multisserviços torna-se um dos diferenciais e até mesmo uma questão de sobrevivência. Muitas vezes, serviços de voz e de TV por assinatura não bastam, sendo apenas um requisito mínimo para o provedor permanecer no mercado.

Para se diferenciar, os provedores de internet precisam não apenas pensar em novos serviços, como também em melhorar e personalizar o atendimento aos clientes e, por que não, criar produtos de nichos, como serviços de armazenamento de dados e sistemas de gestão hospedados na nuvem para pequenas e médias empresas (PMEs). Soluções focadas no mercado corporativo têm sido, inclusive, uma saída estratégica para muitos provedores. Entre as que que mais se destacam estão segurança da informação, câmera IP, concepção e hospedagem de loja de aplicativos corporativos, serviços de data center, de armazenamento e de nota fiscal eletrônica.

Fonte Abranet