TV ABERTA E BANDA LARGA VÃO SUBSTITUIR A TV PAGA, PREVÊ ITS

Rio de Janeiro – Enquanto o mercado brasileiro de TV por assinatura continua a crescer todos os meses (agora cresce menos, mas ainda cresce), nos mercados mais maduros,  a TV aberta e a IPTV conjugadas estão desbancando as operadoras de TV por assinatura. Esta realidade foi apresentada hoje no International Telecomunications Society (ITS) pelo professor da PUC, Luiz Fernando Soares.

Ele aposta que, em um futuro próximo, a convivência da TV aberta (broadcast) com a broadband (banda larga) irá substituir a TV paga e sua grande de programação linear. Isto porque, afirmou, enquanto a TV aberta vai continuar a ser a opção dos telespectadores devido às transmissões ao vivo, como jogos, esportes, shows; os serviços de IPTV – seja proprietário ou seja pela internet – irão prevalecer na preferência do telespectador para a contratação dos pacotes on demand.

Mas ele aponta que, ainda no Brasil, devido a baixa da velocidade oferecida pela rede de banda larga que dá acesso à internet, não é possível assistir a um vídeo em alta definição. “Quando a gente baixa um You Tube, a imagem demora muito para aparecer e isto se deve à qualidade da banda larga”. afirmou. Ele disse que esta realidade não é a mesma nos serviços de banda larga propritárias, com a oferta de IPTV em redes próprias de banda larga.

Conteúdo

Eli Noam, da Universidade de Columbia, assinalou que a TV Globo, brasileira, e a TV Televiva mexicana são os únicos grupos de mídia privados que têm mais de 35% de audiência. As TVs estatais chineses e russas são as que têm o maior market share, entre 70 a 80%.

A jornalista viaja a convite da TIM.

Fonte: Telesintese