TVs conectadas vão aumentar em 10 vezes a demanda por banda larga fixa

A necessidade por televisões cada vez mais conectadas vai fazer aumentar significantemente a demanda por banda larga fixa, tanto por incremento na velocidade, quando no que tange a melhor estabilidade e qualidade do trafego de Internet. A Huawei estima que este crescimento chegue a dez vezes comparado ao que temos atualmente.

“O lançamento das TVs 4K somado com a oferta de conteúdos online vão provocar uma explosão da banda larga fixa”, afirmou ao portal da Abranet José Augusto de Oliveira Neto, diretor de operações (CTO) da Huawei para América Latina.

Com esta visão, Oliveira acredita que as empresas que oferecem serviços que rodam sobre a rede de banda larga, conhecidos como over-the-top (OTT), complementam e não competem com as operadoras de telecomunicações ou com os provedores de Internet, donos das redes. “As operadoras estão aprendendo a colaborar com as OTTs”, destacou durante a entrevista.

No entanto, o executivo chamou a atenção para as consequências deste fenômeno. Ele defendeu que à medida que os internautas aumentam o consumo do conteúdo das OTT amplia-se a necessidade por mais banda. “É preciso levar a fibra ótica o mais perto possível do cliente para suprir a demanda que se cria”, destacou.

Para tanto, a Oliveira contou que a Huawei vem desenvolvendo soluções capazes de otimizar a rede de cobre já existente a fim de aumentar a velocidade de conexão. Assim, não seria preciso entrar com a fibra ótica na casa do cliente.

Fonte Abranet